Consulta RG – Carteira de Identidade

Com o advento da tecnologia, ficou mais fácil para todo e qualquer cidadão verificar qual a sua situação mediante documentação. Isso quer dizer que se você deseja saber qual a situação do seu documento, nesse caso a Carteira de Identidade, você pode fazer Consulta RG facilmente pela internet, sem qualquer problema.

O processo é muito simples, basta que você realize uma breve pesquisa o seu mecanismo de busca e vários sistemas operacionais estarão disponíveis na internet para que você consiga consultar a situação da sua Carteira de Identidade. Mas é importante lembrar, que os mecanismos disponíveis na internet para a consulta RG da sua Carteira de Identidade, se refere estritamente com a confecção de carteiras.

Consulta RG – Carteira de Identidade

Dessa forma, para que você saiba em qual a situação da sua carteira que está em processo de confecção, basta você utilizar os mecanismos disponíveis na internet.

O que é a Carteira de Identidade?

Carteira de identidade nada mais é que um dos documentos mais importantes de todo e qualquer cidadão brasileiro. Esse documento constitui um dos principais documentos para que você seja considerado de fato um cidadão, legalmente reconhecido perante a lei.

Assim, pode-se considerar a Carteira de Identidade como um documento civil básico, o qual está estabelecido por lei, o qual tem por finalidade erradicar o sub registro civil de nascimento. Nesse sentido, não se trata somente de um documento básico, mas necessária para a identificação. Vale lembrar que o documento é emitido pelos órgãos de segurança dos Estados da Federação e pelo Distrito Federal.

Onde devo solicitar a minha Carteira de Identidade?

A solicitação da sua Carteira de Identidade pode ser feita facilmente nos órgãos de segurança do seu estado. Nesse sentido, o órgão pode variar de acordo com o estado em que você reside. Alguns órgãos em que você pode solicitar a sua Carteira de Identidade são:

  • Secretaria de Segurança Pública,
  • Secretaria de Justiça e Cidadania,
  • Secretaria de Justiça e Trabalho e demais órgãos da segurança.

É importante que você saiba que a primeira via da sua Carteira de Identidade deve ser gratuita. Dessa forma, se você vai emitir a primeira via do seu documento, não será necessária que você gaste qualquer centavo. Mas, e nos casos de segunda via do documento? Nos casos de segunda via da sua Carteira de Identidade você poderá estar sujeito ou não ao pagamento. O pagamento da segunda via vai variar de acordo com o estado em que você reside, visto que os estados possuem liberdade para determinar se a segunda via deve ou não ser paga.

Em determinados estados é possível que você obtenha a segunda via da sua Carteira de Trabalho de forma gratuita, no entanto será necessária a comprovação de vulnerabilidade econômica, ou em casos de roubo ou furto, deverá ser apresentado o boletim de ocorrência.

Quais os documentos necessários para emitir a Carteira de Identidade?

documentos necessários para rg

Os documentos necessários para a emissão da sua carteira de trabalho são bem simples e sem complicações. Os documentos seguem um padrão, mas dependendo da sua situação, mediante apresentação de documentos, pode ser possível que você utilize outros documentos com o intuito de comprovar informações. De forma geral, os documentos exigidos são:

  • Certidão de Nascimento (Pode ser utilizada a Certidão de Casamento Civil também);
  • Foto 3×4 (A foto impressa é exigida apenas em alguns estados. Atualmente, o método mais utilizado é a foto digital a qual é tirada no momento da solicitação da Carteira de Identidade);
  • Nos casos de solicitação da Carteira de Identidade por pessoas menores de 16 anos, alguns estados exigem a presença dos pais munidos de seu RG.

Quando deve ser feita a Carteira de Identidade?

A Carteira de Identidade pode ser solicitado por qualquer indivíduo em qualquer idade. Isso quer dizer que a partir do nascimento da criança já é possível que a mesma tenha sua Carteira de Identidade. Isso é algo que se torna cada vez mais comum e mais solicitado no dia a dia, especialmente de famílias que recebem benefícios do governo, onde é necessário comprovar a existência das crianças.

É importante ressaltar que não é obrigatório o documento para crianças e adolescentes. Nesse sentido, somente pessoas com idade igual e superior a 18 anos necessitam emitir o documento, visto que em ausência do mesmo, será incapaz se inscrever em processos seletivos, concursos, comprovar informações pessoas e muitas outras situações.

Também leia como consultar seu número PIS

É necessária fazer agendamento para emitir a Carteira de Identidade?

Carteira de Identidade

Em alguns estados, é necessário que você faça um agendamento prévio para que você consiga emitir a sua carteira de identidade. Isso ocorre com maior frequência em grandes centros urbanos, onde a demanda pelo documento é maior. Porém, em cidades menores, você precisa somente comparecer ao órgão responsável por expedir o documento que a sua carteira de trabalho será confeccionada no mesmo dia.

Como faz para emitir a 2º via da carteira de identidade?

Primeiramente é necessário que você saiba quais casos necessitam que você tire a 2º via do seu documento. A primeira situação em que é necessária a 2º via do seu documento é em casos de atualização do mesmo, quando se deseja atualizar a foto ou nome após o casamento ou separação/divórcio. Você pode solicitar a 2º via do seu documento também em casos de cédula danificada ou em mau estado. Perda ou extravio, furto ou roubo também são situações onde é necessário a solicitação da 2º via do seu documento.

Para emitir a 2º via da sua carteira de identidade, basta você se dirigir ao órgão de sua cidade responsável pela emissão, e solicitar a expedição da 2º via. A documentação necessária é a mesma utilizada na primeira via, porém em casos de roubo ou furto é necessário a apresentação do boletim de ocorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *